quarta-feira, 21 de maio de 2014

Gatos siameses de olhos azuis

Os olhos dos siameses são por norma amarelos ou verdes. Como dissemos a semana passada, a cor dos olhos dos gatos siameses vão variando à medida de crescem, mas o azul é uma das cores mais apreciadas e das mais curiosas também.

E enquanto por norma todos os gatos quando são bebés têm olhos azuis, há gatos mais propícios a terem olhos azuis e durante mais tempo do que outros (e não é apenas com os siameses), que é exactamente isso que veremos na continuação.

Gatos de pêlo colorpoint

Diz-se colorpoint todo o pêlo que seja claro excepto no focinho e cauda, onde apresentam manchas escuras (sendo assim quase todos os siameses). Esses são os colorpoints e é a única variedade em que pode apresentar olhos azuis durante toda a sua vida.

Isso não quer dizer que possa assumir outras cores, porque pode, e para além disso o mais comum nos colorpoint de olhos azuis é o facto de um dos olhos ser mais acinzentado do que o outro, havendo essa pequena diferenciação entre ambos os olhos.

Gatos manchados com pêlo branco

Os olhos azuis em gatos brancos é um detalhe muito comum. Mesmo em siameses cujo pêlo é praticamente todo branco excepto nas zonas fundamentais (focinho e patas), por norma mantêm os olhos azuis durante mais tempo do que um siamês de outras variedades de cor.

Também é comum um gato com estas características assumir cores diferentes em cada olho, sendo um azul e outro de outra cor, como por exemplo verde. Este tipo de gatos siameses são bastante procurados pelos amantes da raça.

Problemas relacionados com os olhos azuis

Apesar de um gato com olhos azuis ser algo lindíssimo, nem sempre tudo é bom. Foram feitos estudos que comprovam que alguns gatos de olhos azuis têm mais dificuldades em ver, principalmente à noite, devido à falta de pigmentação dos olhos. Isto acontece principalmente nos siameses de pêlo branco.

Não tão comum mas ainda assim com alguma incidência, siameses de olhos azuis também podem sofrer de problemas auditivos. Isto acontece principalmente em siameses que não são de raça pura, mas combinados com variedades às manchas, para além de que a falta de audição por norma ocorre em ouvidos cobertos por essas mesmas manchas.

Com isto em mente, é perfeitamente possível um gato sofrer de falta de audição no ouvido do lado onde está o olho azul, no caso dos gatos cujos olhos são de cores diferentes.