quinta-feira, 15 de maio de 2014

Características do gato siamês

O gato de pêlo curto de origens orientais. O seu nome é mundialmente conhecido e alguns das suas características mais predominantes também. De uma forma ou de outra, o gato siamês está bastante inserido na cultura em geral. Livros, desenhos animados, filmes… prestando alguma atenção podemos encontrar os gatos siameses em todo o lado.

Para que tu próprio possas identificar um gato siamês na perfeição, na continuação vamos falar um pouco sobre as características que definem a raça. Desta forma ao observar um gato poderás dizer se ele é um verdadeiro siamês ou se possui algum tipo de mistura com outras raças.

Características físicas

Algumas destas características são as que mais caracterizam a raça. O seu pêlo é curto e pode adoptar diversas cores distintas. Mas no meio desse pêlo podemos encontrar umas manchas definidas escuras tanto no focinho com nas patas. Esta é a característica mais famosa dos siameses, mas há muito mais.

Os siameses possuem um focinho relativamente longo, com grandes orelhas em bico e patas delgadas. Os olhos são também uma curiosidade interessante, já que inicialmente são azuis mas à medida que o gato cresce os seus olhos vão mudando de cor. Antigamente a grande maioria dos gatos siameses eram estrábicos, mas actualmente com a ajuda de criadores essa característica foi eliminada e hoje é um defeito da raça e não uma característica.

Características psicológicas

No artigo anterior falámos sobre isto mas vamos voltar a referir as características psicológicas dos gatos siameses. Ele quando são crias são muito afectuosos e com muita vontade de brincar. No entanto se não lhes prestarmos atenção enquanto são pequenos vão criar tendências anti-sociais e podem inclusive tornarem-se agressivos em certas situações.

Também podem tornar-se possessivos pois são bastante territoriais, e com o factor anti-social vem também os ataques de possessividade. São gatos extremamente inteligentes, podem é mostrar alguma indiferença a certas coisas que tentemos transmitir.

Esperança média de vida

Um gato siamês devidamente cuidado e saudável vive entre 15 a 20 anos. É uma raça muito resistente e a grande maioria das doenças hereditárias foram eliminadas com a ajuda de criadores da raça no passado. Ainda existe casos de estrabismo no nascimento, mas esta situação já foi algo comum no passado, que felizmente já não é assim.

É importante ir regularmente a um veterinário para se verificar se está tudo bem, mas por norma não é um gato que se deixe afectar muito por doenças que possam aparecer.

Miar

Este é um gato que fala muito, diga-se de passagem. Se procuras um gato silencioso, não é o caso do gato siamês. À medida que vão envelhecendo deixam de miar com tanta frequência, mas o seu miar torna-se mais potente.

Muitos donos com uma ligação bastante próxima com o seu siamês conseguem perceber o estado de espírito do seu gato através do miar. É como se percebessem exactamente o que o gato está a dizer.