quinta-feira, 15 de maio de 2014

Comportamento do gato siamês

Estes gatos da Tailândia (antigo Sião) são das raças de gatos mais antigas que existem. Podem ultrapassar os 15 anos de vida, são muito inteligentes mas também têm os seus sentimentos à flor da pele.

O pêlo dos gatos siameses é o que o torna único, com a sua mancha no focinho que pode adoptar várias cores. Mas hoje o que vamos falar é sobre os diversos comportamentos que o gato siamês pode adoptar, pelo que fica connosco na continuação.

Falta de treino pode levar a comportamentos inapropriados

Este é o primeiro ponto que queremos falar. Existem dois tipos de gatos siameses: os que são devidamente educados e os que não o são. Os gatos siameses como já dissemos são muito inteligentes, e por isso não é uma tarefa difícil ensinar-lhes e corrigir-lhes quaisquer comportamentos que tenham.

Caso o gato siamês não for educado devidamente, ele irá desenvolver diversos maus hábitos típicos dos gatos em geral, como arranhar sofás e cortinas, fazer as necessidades fora da sua caixa de areia, mostrar-se agressivo perante humanos, etc.

Uma boa educação logo de inicio ajudará a tornar o siamês um gato mais meigo e respeitador perante os seus donos e quaisquer outras pessoas que se aproximem dele.

Bastante faladores logo desde filhotes

Depende de gato em gato, mas por norma os gatos siameses miam muito, e começa logo desde que são crias. Se adoptarmos um filhote de siamês e este miar muito, o mais provável é que será assim durante toda a sua vida. Irá tornar-se menos regular mas ainda assim será muito sociável.

Donos do seu território

A verdade é que quando tomam um certo espaço como seu, podem ser bastante territoriais. Isto faz com que a sociabilidade com outros animais torne-se bastante difícil quando é uma adopção algo depois do siamês já lá viver.

Em casos mais graves pode-se tornar muito possessivo, mostrando algumas reacções agressivas dependendo da situação. Com um pouco de esforço para tentar torná-los mais sociáveis reduzirá em muito essas reacções no seu território.

Diferenciação entre macho e fêmea

Dependendo do género, os comportamentos diversificam-se um pouco. No caso das fêmeas, por norma são mais temperamentais (um pouco como todas as mulheres, não é?) e com mais dificuldades em se adaptarem a novos ambientes, enquanto os machos mantêm-se mais fieis às características que tinham desde filhotes (um pouco como todos os homens).