quinta-feira, 5 de junho de 2014

Problemas com os olhos dos gatos siameses

Se os olhos azuis dos gatos siameses são um dos seus pontos de maior interesse dos amantes da raça, os olhos também são um dos problemas mais comuns e que mais afectam a raça, devido a vários problemas e deficiências que podem afectar a raça.

O que faremos na continuação é falar sobre os problemas que mais afectam os olhos dos gatos siameses, para que não só os conheças como inclusive consigas detectar potenciais problemas que possam surgir.

Estrabismo – O problema mais frequente

Este é de longe o problema mais frequente em gatos siameses desde sempre. Os primeiros siameses que foram levados para o continente americano tinham este problema, e também praticamente todas as crias que daí originaram.

Durante muito tempo diversos criadores têm feito esforços de forma a remover este problema da raça, e os resultados são bastante positivos pois já não é um problema comum. Ainda assim, é algo que ainda marca presença na vida de muitos gatos siameses.

Estrabismo raro – Uma variante do estrabismo comum

Este tipo de estrabismo não é tão comum como o tipo que vimos anteriormente, e o motivo mais concreto é o facto de não ser um problema hereditário. Este estrabismo surge através da paralisia dos músculos oculares, por norma relacionada com tumores ou danos cerebrais. Não acontece apenas com siameses, mas é importante diferenciar os dois tipos de estrabismo.

Nistagmo – Olhos irrequietos

Este problema é muito fácil de detectar, principalmente nos gatos. Basicamente reparamos que o gato mexe os olhos muito rapidamente de um lado para o outro, como se tivesse a ver algo a mexer-se muito depressa à sua frente.

Existem duas formas em que nistagmo manifesta, sendo a primeira apenas uma ligeira tremor dos olhos, e a segunda mais acentuada, exactamente como descrevemos no parágrafo anterior. Hoje em dia é um problema raro em siameses, mas que ainda assim pode surgir.

Olhos vermelhos – Problema nos olhos das crias

Como já falámos num artigo anteriormente, os gatos siameses por norma têm olhos azuis quando são ainda filhotes, e depois podem manter essa coloração azul ou mudar de cor, no entanto por vezes não é assim que acontece.

Há caso em que os filhotes não nascem com olhos azuis mas sim vermelhos. Podem inclusive nascer com outras cores como branco, e excepto em casos muito raros, não ganham uma cor azul após algumas semanas.

Conjuntivite – Doença nos siameses de manchas cinzentas

Não é algo comum mas definitivamente pode acontecer. A conjuntivite é uma doença ocular que tem maior incidência em siameses de manchas cinzentas. Esta conjuntivite pode ser causada por questões alheias ao gato, como por exemplo o simples fumo do tabaco, que afecta gravemente os seus olhos.