terça-feira, 24 de junho de 2014

Higiene dos gatos siameses

Higiene dos gatos siameses

Adoptar um gato siamês não é tão simples como apenas dar mimos e dar de comer. Há muitas coisas que devemos ter em atenção, tal como acontece quando temos um filho, e uma delas bastante importante é a higiene do siamês. A diferença entre uma boa e má higiene pode passar pelo surgimento de doenças que possam afectar o nosso gato a simples mau cheiro.

Na continuação vamos falar um pouco sobre a higiene do gato siamês, para que saibas exactamente o que deves fazer para manter o teu ganho limpo e assim melhorar a sua qualidade de vida.

Banhos

Sim. Por muita controvérsia que haja em torno dos gatos e do facto de odiarem água, o banho é bastante importante para a sua higiene. Por norma eles próprios lavam o seu próprio pêlo com a língua, mas nem sempre esta é eficaz e é aí que o banho entra.

Começar apenas a dar banho a um gato numa altura já adulta é muito mais difícil do que habituar um filhote aos banhos. Ainda assim será difícil, já que eles têm medo da água.

O banho deve ser incutido logo aos três meses de idade, e há diversos factores que devem ser obedecidos como por exemplo usar sempre água morna, usar sempre um champô adequado para gatos e para além disso nunca devemos forçar demasiado o gato, senão faremos com que ele ganhe ainda mais medo.

Escovar o pêlo

Escovar o pêlo dos gatos é talvez ainda mais importante do que o próprio banho. Escovar não serve apenas para deixar o pêlo mais arrumado. Há um objectivo mais importante, que é o de remover todo o pêlo morto que ele disponha.

Isto é muito importante pois o gato lambe-se com frequência e com isto pode ingerir pêlo morto, o que pode provocar a criação de bolas de pêlo, entre outros problemas muito mais graves que podem inclusive levar à morte do animal.

Escovar os dentes

Se possível, devemos escovar os dentes do gato com alguma regularidade. É uma tarefa igualmente muito difícil se não habituarmos o nosso siamês a tal logo desde pequeno. Em alternativa, podemos sempre dar comida seca cujo foco principal é a higiene oral, mas isso até nos arriscamos a que o gato não goste.

Caixa de areia

Esta é a zona onde o nosso gato faz as suas necessidades e é importante que a mantenhamos limpa. A areia deve ser mudada de x em x tempo, e também devemos fazer com alguma regularidade a desinfestação desta. Uma caixa demasiado suja proibirá qualquer gato de a usar.