quinta-feira, 3 de julho de 2014

Personalidade do gato siamês

Qualquer ser vivo tem a sua personalidade. Características como teimoso, simpático, possessivo, sociável, anti-social, entre outras são as que definem o carácter das pessoas, e com os gatos siameses não é diferente.

Ainda que cada caso é um caso e um gato pode ser algo e outro gato pode ser outra coisa completamente distinta, há certas características comuns que a maioria dos siameses partilham. Vamos conhecer algumas destas características.

Extrovertido

Sim, apesar de não parecer, um gato que tenha confiança suficiente sobre quem vive com ele torna-se muito extrovertido. Pelo contrário, caso não sinta carinho por parte dos seus donos, torna-se bastante introvertido.

Falador

Esta é das características mais comuns entre os siameses. Mia bastante regularmente, o que para uns é agradável e que para outros não. Um dono que seja muito próximo do seu siamês vai conseguir perceber quase na perfeição o que é que o siamês está a “dizer”.

Se o siamês que tens em casa é mais “nocturno” do que diurno, então esta característica poderá ser bastante incómoda, pois poderá despertar por vezes durante na noite.

Afectuoso

Novamente, esta característica depende da forma com que tratamos dele e do nível de aproximação entre os dois. Se formos afectuosos sobre o siamês, ele irá pagar com a mesma moeda 2 vezes mais.

Anti-social perante outros gatos

É importante distinguirmos este detalhe. Ele gosta da presença de humanos, mas a presença de outros animais, inclusive outros gatos… Sendo esta raça bastante territorial, ter outro gato no seu território poderá dar asas a disputas.

Uma forma de prevenirmos problemas futuros é juntar logo os 2 (ou mais gatos, dependendo do número de gatos que queiramos) desde filhotes. Juntar dois adultos que nunca estiveram juntos dará choque, mas enquanto são filhotes criarão uma amizade que durará para sempre.

Desconfiado

Esta característica é que lhe dá a fama de ser um gato anti-social, introvertido, etc. Quaisquer coisas novas que entrem no seu território são alvo imediatamente de uma análise cuidada. Qualquer pessoa que o gato não conheça será observada constantemente por cautela, não vá ela querer fazer mal a ele ou roubar-lhe o território.

Por isso é importante dar a conhecer ao siamês logo todas as pessoas que ele não conheça, e que deixe pelo menos cheirar quaisquer novos objectos que entrem dentro de casa, para que se torne um cheiro e uma presença familiar.