quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ensinar o gato siamês a passear

A ideia que se têm é que apenas os cães é que podem ser levados à rua passa passearem, mas esta actividade não é exclusiva dos cães. Também é perfeitamente possível ensinar um gato a ir à rua.
Os gatos são animais por norma muito caseiros, mas também são muito curiosos e adorariam explorar as redondezas da sua casa. E os gatos siameses sendo gatos inteligentes e sociáveis, não é muito difícil ensinar-lhes a ir à rua e comportarem-se.

O que faremos na continuação é ensinar passo a passo o que deves fazer para ensinar o teu gato siamês a passear na rua. Avisamos desde já que não é algo que possamos fazer do dia para a noite, mas o resultado é bastante recompensador e a experiência de levar um gato a passear na rua é muito diferente (e muito mais calma) do que levar um cão a passear.

Primeiro, temos de comprar uma trela própria para gatos. Estas trelas permitem puxar pelo peito para não magoarmos gato. A trela deve ter uma correia cujo comprimento deve rondar perto dos 1,8 metros, permitindo assim dar alguma liberdade ao nosso gato. É importante que o siamês se familiarize com a trela, pelo que devemos colocá-la onde ele costuma dormir para se habituar aos novos objectos que farão parte da sua vida.

Depois devemos treinar o gato para usar a coleira. Para isso, basta que num momento em que o gato queira brincar que coloquemos a trela e o recompensemos com uma caricia ou um mimo quando conseguirmos colocar. Repetindo isto todos os dias ele acabará por se habituar ao uso da coleira sem oferecer grande resistência.

Quando ele já estiver habituado à coleira, está na altura de inserir a corrente, fita ou guia. Primeiro deixamos a corrente agarrada sem estarmos a prender, mais tarde já começamos nós próprios a segurar nela. No final ele ficará habituado a que fique preso por uma trela com o seu dono a agarrar.

O próximo passo é o mais importante, que é o de levá-lo lá fora. Inicialmente não devemos levá-lo para muito longe da porta de casa, pois este espaço ele estará habituado a ver pela janela e não sentirá tanta vulnerabilidade.

Durante os próximos tempos vamos passeando-o mais tempo, levando-o para mais longe, tudo progressivamente, até que levá-lo à sua se torne uma experiência definitivamente agradável para os dois.