terça-feira, 27 de maio de 2014

Tipos de gatos siameses

Os gatos siameses possuem uma elegância que mais nenhuma outra raça possui. Sedutores, lindíssimos, os seus olhos azuis combinados com um pêlo creme e acastanhado são uma personificação de requinte tal que é impossível não admirar a sua beleza.

E tal como acontece com todo o tipo de coisas, podemos dividir a raça siamesa em algumas variantes derivado às características que os distinguem. Na continuação faremos essa diferenciação para que possas conhecer os diferentes tipos de gatos siameses que existem.

Gato siamês com cabeça de maçã

O gato siamês cuja cabeça tem a forma de uma maçã por norma dispõe de um corpo mais pesado do que todos os outros gatos siameses actuais. A sua cabeça é redonda, em forma de maçã com ojá dissemos e também dispõe de orelhas pequenas e membros e cauda grossas.

A própria pele tem uma cor bastante distinta comparando com o pêlo, sendo um claro e outro escuro.

Gato siamês com cabeça de cunha

As principais diferenças entre este gato e o anterior incluem o facto de disporem de um corpo muito mais leve, com uma cabeça triangular, ao contrário da cabeça em forma de maçã. As orelhas são maiores e a cauda é muito mais delgada, no entanto mantem um aspecto bastante elegante.

Infelizmente este tipo de siameses está bastante relacionado com problemas de saúde, desde falha de órgãos entre muitos outros problemas que podem surgir, e por esse motivo nem todos os donos optam por esta variante de siamês.

Siamês de estilo clássico

Este tipo de siamês pode-se considerar um intermédio entre os 2 siameses que descrevemos anteriormente. A cabeça é mais triangular do que redonda, com orelhas quase tão grandes com o de cabeça triangular, mas um corpo mais delgado do que o de cabeça de maçã.

No entanto em relação ao seu físico por norma apresenta uma estrutura mais robusta dos três. Este é umas das variantes com mais exemplares existentes, e dos preferidos pelos amantes da raça em geral devido ao seu aspecto mais clássico.

Diferenciação por marcas

Para além destes 3 tipos de gatos siameses, eles ainda podem ser diferenciados através das cores, ou melhor, marcas escuras que existem no seu pêlo. Existem variantes com manchas castanhas muito escuras, variantes com manchas cor de chocolate, variantes com manchas castanhas acinzentadas e ainda variantes com manchas cinzentas. Por norma o resto do corpo é em creme e em todas as tonalidades que este permite.